Não tenho o hábito
de criar conteúdos negativos ou que por norma foquem apenas o insucesso
de algum tema. Apesar de hoje explorar essa vertente, vou deixar claro
que no final de cada ponto que analisar de forma negativa apresentarei,
mais à frente, uma solução para esse mesmo ponto. A ideia para este
artigo surge depois de verificar que muitos leitores enviavam
comentários perguntando o que devem fazer para melhorarem os resultados
da sua Fan Page. É certo que o Facebook tem procedido a muitas
alterações ultimamente, mas será apenas esse o motivo? Afinal de contas,
ainda existem páginas que estão melhorando os seus
resultados diariamente Qual o motivo disso estar acontecendo? O que
poderão estar fazendo de errado estes leitores?
Fonte: Escola Freelancer
Em primeiro lugar é necessário definir o que é o sucesso numa Fan Page.
Desengane-se quem pensa que ser bem sucedido no Facebook é ter muitos
fãs. Ter páginas com milhares (ou mesmo milhões de seguidores) nem
sempre é sinónimo de sucesso. A não ser, claro, que você pretenda ter um
página de fãs apenas por diversão e não tenha quaisquer objetivos de
rentabilização. Caso contrário, é necessário alterar as suas noções de
“sucesso”. Já vi páginas que conseguiam bons resultados com 15 mil ou
vinte mil fãs e também já vi páginas com 200 mil que certamente não
conseguem ganhar um único real com todo aquele público. Resumindo: uma Fan Page com muitos fãs nem sempre é sinónimo de sucesso.
Uma página de Facebook bem sucedida contêm pessoas que, mais tarde,
possam comprar os produtos vendidos por essa página, sejam eles
infoprodutos, produtos de afiliados ou outro gênero de rentabilização.
Mas antes de destacar alguns dos erros que você pode estar cometendo,
aconselho que dê uma olhada em alguns dos nossos posts sobre o tema:
- Como divulgar a página de fãs do Facebook
- Como melhorar o engajamento na Fan Page
- Dicas para fazer uma página de fãs no Facebook
- 8 aplicativos para gerir página de fãs
1. VOCÊ DEIXOU A SUA PÁGINA DURANTE MUITO TEMPO SEM ATUALIZAÇÕES
O EdgeRank tal como já explicamos neste artigo
define o que vai aparecer no feed de notícias dos seus fãs. Se eles
tiverem uma boa interação consigo maiores são as chances das suas
publicações aparecerem no mural deles. Daí ser tão importante que você
consiga criar interação com eles, quer seja por intermédio de likes,
partilhas ou comentários. No entanto, este EdgeRank não se mantêm
inalterável ao longo do tempo. Quando você deixar de publicar na sua Fan
Page, perderá esse tal EdgeRank com os seus leitores. Quando fizer
novamente publicações, será muito mais difícil conseguir que as suas
publicações apareçam no feed de notícias. Com isso, alguns fãs muito
dificilmente voltarão a ver aquilo que você publica, geralmente um baixo
retorno aos seus posts. E agora, o que fazer?
Como fazer: Em lugar, tenha o cuidado para não voltar a deixar a sua página durante muito tempo sem atualizações. Mas se você já cometeu esse erro, a melhor solução é utilizar alguns promoted posts para voltar a fazer com que as suas atualizações sejam vistas por todos, fazendo com que eles interajam novamente com as suas publicações. Para quem não sabe, os promoted posts são publicações que você paga para que o Facebook mostre a um determinado número de fãs.
2. AS PUBLICAÇÕES NÃO VÃO DE ENCONTRO AO SEU NICHO DE MERCADO
Como expliquei acima, é importante que
você partilhe conteúdo relevante para os usuários da sua área. Se você
quiser vender celulares e estiver partilhando conteúdo sobre iPads, é
normal que depois quando quiser vender o seu produto as pessoas não
comprem. A sua página até poderá crescer, mas não terá retorno do tempo
investido. Não meça o sucesso pelo número de likes. Foque na qualidade
das suas publicações ao invés da quantidade.
Como fazer: Partilhe apenas imagens, atualizações de status e links relevantes para o seu público. Se não encontrar algo relacionado com o negócio naquele momento não partilhe informação. É melhor esperar um pouco e atrair aqueles fãs que realmente vão trazer alguma rentabilidade.
3. NÃO INVESTIU EM FACEBOOK ADS
Algumas empresas adoram esperar algum
retorno por parte do Facebook sem investir um cêntimo. Isso é um utopia.
Mesmo que você não gaste qualquer real no crescimento da sua Fan Page,
você terá investido tempo e dessa forma o crescimento é muito mais
demorado. Para a sua página crescer, pelo menos numa fase inicial, é
necessário investimento. Este é um ponto que não existe por onde fugir.
Você até poderá colocar uma caixa para o like no seu blog, pedir que os
seus amigos curtam a página, entre outras coisas. São fatores
importantes mas que se revelam insuficientes para conseguir um bom
resultado no Facebook.
Como fazer: Durante os primeiros meses de vida da sua Fan Page, reserve um orçamento para investir em Facebook Ads. No entanto, tenha cuidado para fazer a publicidade de uma forma correta, caso contrário poderá perder muito dinheiro e ganhar poucos fãs. Se quiser saber como fazer isso de uma forma correta, dê uma olhada neste artigo.
4. A SUA FAN PAGE ESTÁ MAL ESTRUTURADA
Existem alguns pontos que são essenciais na construção de uma página de fãs para empresas:
- Preencher o sobre, a informação e a descrição da empresa
- Utilizar uma foto de perfil com o logo da sua empresa
- Ter uma imagem apelativa no cover
- Conter link para o website
Estatisticamente os fãs raramente voltam
à Fan Page depois clicarem no curtir. Eles passam, a partir desse
momento, a interagir com a página através das publicações que aparecem
no feed de notícias. Contudo, a organização da sua página de fãs é que
pode levá-los a clicar no curtir. Daí ser tão importante este seu
primeiro impacto. Como pode ver pela imagem abaixo, grande parte dos fãs
da Escola Freelancer são provenientes da nossa página principal, daí a
apresentação ser tão importante.
Como fazer: Preste atenção a todos os pontos que falei acima e deixe-os organizados tal como explicamos no slide deste artigo.
5. VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO CONSISTENTE
Publicou uma imagem ontem e apenas
publicou a outra hoje? Esqueça. As páginas de fãs do Facebook exigem uma
atualização diária. Em média, cada Fan Page com mais de dez mil fãs
publica mais do que cinco posts por dia, o que representa bem o trabalho
que é necessário para se fazer sucesso numa página de fãs. Se você não
mantiver a consistência diariamente não conseguirá melhorar os seus
resultados. E não espere fazer isso durante alguns dias e conseguir bons
resultados: é necessário que mantenha este hábito durante meses para
ver alguns milhares de fãs começarem a seguir o seu trabalho.
Como fazer: Defina um plano de Social Media eficaz e organize o seu trabalho. Defina quantas postagens por dia vai realizar, a que horas elas vão ser realizadas, qual será o conteúdo, etc. Depois, seja disciplinado para conseguir seguir o que você planejou. Só assim conseguirá perceber o que está errado nas suas publicações, o que o seu público mais partilha (falaremos disso à frente neste artigo) ou quais são os tipos de conteúdo que eles mais interagem.
6. VOCÊ NÃO CONSEGUE CUMPRIR O OBJETIVO DO 1%
Na internet existe a regra do 1%. Ela
diz que, por norma, 1% dos utilizadores produz conteúdo, 9% edita ou
modifica e outros 90% consomem a informação que é produzida sem terem
qualquer interação. Ora, isso também acontece no Facebook, apesar de ter
conceitos diferentes. Os especialistas de Facebook costumam dizer que
se você não está conseguindo gerar pelo menos 1% de interação com o seu
público as suas publicações não estão tendo sucesso. Para medir esse
fator o processo é bem simples:
1. Vá ao painel das estatísticas do seu Facebook
2. Clique em “usuários
envolvidos” e coloque por ordem decrescente. Eu nesta imagem abaixo
optei por inserir as imagens porque são elas que, por norma, envolvem um
maior número de usuários.
No caso da imagem que um maior
número de usuários envolvidos (quase 4 mil) ela gerou um envolvimento de
25% do nosso número de fãs, o que ultrapassa bem as métricas mínimas
neste tipo de situações. Existem especialistas que preferem utilizar a
métrica do número de pessoas que essa publicação alcançou.
Se analisássemos essa publicação anterior tendo em conta esta métrica,
teríamos de fazer a conta a partir dos 31.376 fãs, o que de fato foi
conseguido, com os quase 4 mil a atingirem mais de 10% desse valor.Como fazer: Para chegar a estes valores é
necessário testar. Sem testes você não consegue saber quais são os
posts que estão levando as pessoas a interagirem. Se o seu valor está
abaixo do 1% é sinal que você deve mudar alguma coisa na sua Fan Page.
7. AS SUAS DESCRIÇÕES NÃO SÃO RELEVANTES
Comecei este ponto com o exemplo acima
porque ele é o melhor exemplo de que uma boa descrição pode fazer
milagres, “forçando” os seus fãs não só a comentarem mas também a
partilharem o seu conteúdo. Uma descrição forte e mais pessoal muitas
vezes gera bons resultados e aumenta a interação. Agora, se você é muito
básico e não utiliza a criatividade em prol da melhoria da interação, é
normal que o feedback dado pelos seus fãs também seja reduzido.
Como fazer: Em todas as atualizações pense: “Como posso fazer a diferença com esta imagem?”. Aí dê uma descrição mais pessoal e acrescente informação. Por norma, as imagens no Facebook são replicadas por muitas páginas e cabe ao administrador da Fan Page acrescentar valor a essa mesma publicação.
8. O SEU FOCO É APENAS NOS LIKES E NOS COMENTÁRIOS
Ter muitos likes e comentários é bom,
pois faz subir o seu EdgeRank. No entanto, as partilhas são um dado
importante na sua Fan Page. Sem elas as suas postagens não serão
partilhadas para outras pessoas e com isso a sua base de fãs não será
alargada. Se você está apenas focado nos likes e nos comentários tenho
uma informação para você: a sua página de fãs continuará com um número
de reduzido de pessoas. Como podem ver pela imagem acima, aquela
atualização de status até gerou um bom número de comentários e likes.
Mas o número de partilhas foi zero. Foi bom para o EdgeRank mas péssimo
para o seu crescimento.
Como fazer: Em primeiro lugar, passe a publicar mais imagens do que atualizações de textos ou links. Elas são mais virais e são compartilhadas com uma facilidade tremenda. Depois, peça às pessoas para compartilharem! “Se gostou, compartilhe” é uma frase que começou a ser usada em exagero, mas se você souber utilizá-la com moderação poderá conseguir bons resultados.
9. VOCÊ NÃO PRESTA ATENÇÃO ÀS SUAS ESTATÍSTICAS
Você que tipo de conteúdo os seus fãs
mais gostam? Sabe a quantidade de pessoas que estão clicando nos seus
links? Ou sabe a quantidade de comentários negativos que você está
recebendo? Se não tem ideia do que responder a estas questões é porque
você não tem prestado atenção às estatísticas da sua Fan Page. E não
estou falando apenas dos pontos que explicamos neste post.
Estou falando das outras métricas que você pode encontrar no ficheiro
Excel exportável do Facebook. Para fazê-lo é muito simples:
Basta ir à sua página de estatísticas e
clicar em exportar dados. O Facebook automaticamente baixa um ficheiro
em Excel que terá várias estatísticas que você nem sequer imaginou que
existiam. A partir daí você fica sabendo que tipo de conteúdo eles
interagem mais, quais são as publicações que eles mais gostam (textos
escritos, imagens, etc) ou mesmo quantos comentários negativos você tem
recebido. Outro ponto positivo deste ficheiro é que você pode ordenar
por ordem crescente ou decrescente, conforme o que você quiser analisar.
Como fazer: Semanalmente baixe o ficheiro e analise as suas últimas publicações. É bom manter debaixo de olho os principais dados da sua Fan Page.
10. VOCÊ NÃO PUBLICA POSTS RELACIONADOS COM O SEU SITE
Existem Fan Pages que eu não faço a
mínima ideia a que site pertencem ou sequer que assuntos esse site
aborda. Isso acontece porque eles ficam partilhando apenas imagens e
esquecem-se de um ponto determinante que expliquei no início do post: a
identificação com a marca. Com isso voltamos à mesma questão: de que
serve um Fan Page se você não vender produtos ou não ganhar dinheiro com
ela? Pouco ou nada. Na imagem abaixo, mostramos alternamos a publicação
de links com as imagens e atualizações de status.
Entre cada três ou quatro publicações
partilhamos um link. Isto ajuda à identificação do fã com a marca que
venderá mais tarde os produtos.
Nota: Conseguir cumprir
a regra do 1% na partilha de links é mais complicado pois o Facebook
mostra esses mesmos links a um número mais reduzido de pessoas. Para
combater esse “problema” opte por descrições mais criativas e que levem o
fã a clicar no link.
Como fazer: Defina uma periodicidade para a inserção de links. Entre um x’s número de publicações de imagens insira algo relacionado com o seu site.
QUER MELHORAR OS SEUS RESULTADOS NO FACEBOOK?
Se você se identificou com alguns destes
pontos, o melhor mesmo é alterar a sua situação o mais rápido possível.
Em todos estes pontos dei indicações de como pode resolver os seus
problemas mas se você ainda está com algumas dúvidas, deixe um
comentário no final deste post que responderei assim que possível. Está
pronto para fazer sucesso no Facebook?
Abraço e até já!
P.S. Se você quiser saber um pouco mais sobre Facebook, dê uma olhada neste video que gravamos há algumas meses para as Escolas TV. Apesar de ter sido gravado o ano passado ainda contêm informação muito útil.
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