quarta-feira, 12 de junho de 2013

Eleições 2014: Senador Aécio Neves quer atenção especial para o Nordeste

Aécio Neves: Durante inauguração do Centro de Convenções Aécio Cunha, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, nesta segunda-feira (10/06), o senador sugeriu que houvesse no governo federal uma política de investimento diferenciado nas regiões mais carentes do país.

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente

Senador Aécio Neves: Presidente PSDB
Senador Aécio Neves

Eleições 2014: Aécio Neves propõe incluir no projeto de governo do PSDB um novo modelo de desenvolvimento para o Nordeste do país

Antes mesmo da chegada das Eleições 2014, Aécio Neves, novo presidente do PSDB, já começa a pensar em propostas para incluir num projeto de governo que os tucanos devem apresentar ao país a partir do final deste ano. E uma preocupação do senador mineiro é encontrar novas alternativas para reduzir ainda mais as desigualdades regionais no país.

Durante inauguração do Centro de Convenções Aécio Cunha, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, nesta segunda-feira (10/06), o senador sugeriu que houvesse no governo federal uma política de investimento diferenciado nas regiões mais carentes do país.

A ideia de Aécio Neves é que fosse nacionalizado o modelo criado dentro do Choque de Gestão onde havia maiores volumes de investimentos do Governo de Minas nas regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), especialmente, no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

“Tenho responsabilidades na construção de um modelo alternativo a esse que está aí. No nosso governo, essa região, o Vale do Mucuri, do Jequitinhonha, teve quase três vezes mais investimentos per capita, por cidadão, do que as regiões mais ricas do Estado. Esse é o modelo para o Brasil. Aqui é um exemplo claro de que com trabalhado, com planejamento, os resultados vêm”, disse Aécio Neves.

Já no primeiro ano de seu governo, em 2003, ele criou a Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Pela primeira vez na história do Estado, um governador criava uma secretaria para cuidar exclusivamente de uma região geográfica.

A partir dela, o Governo de Minas ampliou os investimentos nas áreas sociais e de infraestrutura naquelas regiões. Entre eles, estava o Proacesso, programa de levou ligação asfáltica aos municípios que ainda não contavam com esta infraestrutura e a criação da Copanor, subsidiária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) voltada para atender sãs regiões de baixo IDH.

“O Nordeste do Brasil, por exemplo, precisa de investimentos planejados como foi o Proacesso, obras indutoras do crescimento como esse Centro de Convenções, dentre tantas outras obras de saneamento, a obra da Copanor que possibilita o acesso ao saneamento à populações de distritos mais pobres – e no Brasil temos hoje um déficit de mais de 50% de saneamento nas residências. Acho que o modelo de gestão dessa região implementado por nosso governo é, sim, um modelo que pode, de alguma forma, ser implementado e, obviamente, adaptado no Nordeste brasileiro”, disse Aécio Neves, que deve ser o pré-candidato do PSDB nas Eleições 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário