Governo de Minas quer ampliar suas políticas de proteção e melhoria da qualidade de vida dos idosos é o Choque de Gestão de Aécio Neves mostrando que traz melhorias para o estado.
Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente
![]() |
Senador Aécio Neves: Choque de Gestão |
O Governo de Minas tem buscado ampliar suas políticas sociais iniciadas com o Choque de Gestão, implantado por Aécio Neves a partir de 2003. A atenção aos idosos é o foco de projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e que sugere a criação do Fundo Estadual do Idoso (FEI).
O projeto foi encaminhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, no início deste mês. O intuito é captar recursos financeiros para ampliar as políticas públicas e ações voltadas para os idosos no Estado.
Desde 2003, no início do primeiro mandato de Aécio Neves, o Governo de Minasdesenvolve programas e ações de proteção aos idosos. É o caso do Digna Idade, uma iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Por meio dele, o Estado oferece suporte às instituições que atendem à população idosa. Desde 2003, cerca de 500 instituições foram assistidas, beneficiando aproximadamente 20.000 idosos em Minas Gerais.
Recentemente, o Governo de Minas também lançou a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Serviço Social do Comércio (Sesc/MG). A ação abrange todo o Estado e busca sensibilizar e incentivar a população a denunciar qualquer violação ao direito dos idosos.
De janeiro a maio deste ano, os casos de maus-tratos a idosos registrados no Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) – órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – tiveram um aumento de 43,8% em relação ao mesmo período de 2012. No ano passado, foram quase 1.200 denúncias recebidas, sendo maioria delas fruto de maus-tratos familiares.
Com 2,6 milhões de idosos, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos, atrás somente de São Paulo. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgada no segundo semestre de 2012 pelo IBGE.
Se aprovado, o Fundo Estado do Idoso será fundamental para que o Governo de Minas continue ampliando as políticas públicas específicas criadas desde o Choque de Gestãocom Aécio Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário