segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mais empresas são investigadas por golpe

Fraudes mascaradas de marketing multinível se multiplicam pela internet

Fonte: BAND

Embora antigos, os golpes financeiros do tipo pirâmide continuam sendo aplicados no mercado e encontraram na internet um meio para se propagar. Pelo menos 18 empresas suspeitas de crime financeiro estão sendo investigadas por uma força-tarefa criada por promotores e procuradores de todo o país. Entre elas estão TelexFree, BBom, Cidiz, Nnex, Priples e Multiclick.


“A diferença hoje é a velocidade. Hoje, é só mandar um convite pela rede social para atingir muitas pessoas”, afirma Roberta Kuruzu, diretora da Abevd (Associação Brasileira de Vendas Diretas).

Muitas vezes, essas empresas anunciam praticar o chamado marketing multinível, mas há indícios de pirâmide. Segundo a diretora da Abevd, o sistema multinível, que oferece ganhos por meio da captação de novos revendedores, é usada pelas empresas de venda direta. No entanto, nesse caso, o negócio é sustentável, pois tem com foco a venda do produto. “No esquema legal, há preocupação em capacitação e treinamento. Os ganhos são proporcionais ao esforço”, diz.

A melhor forma de prevenção é a informação. Segundo Reinaldo Domingos, educador financeiro, antes de entrar no negócio, o investidor deve saber qual a procedência da empresa, quem são os sócios e qual o seu patrimônio. “Verifique se existe ações contra a empresa e sempre consulte um advogado”, afirma.

Saiba como funciona o golpe / Reprodução/Metro São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário